Siglas brigam contra a lógica do eleitor.

(Da coluna “Pelo Estado”, da Adriana Baldissarelli – 08/04/2010)

Abaixo uma boa análise da Adriana Baldissarelli sobre o jogo das composições partidárias em Santa Catarina.

As cúpulas partidárias catarinenses – à exceção do PT – mostram umadisposição incomum de desafiar a lógica eleitoral. Pra começo de conversa,conforme explica o diretor do Instituto Análise, professor e escritor Alberto Carlos Almeida, no excelente livro A cabeça do eleitor, a escolha do candidato se dá pela avaliação do governo, a identidade do postulante e o recall ou a lembrança que o eleitor tem do sujeito. Pois bem, bastam dois exemplos.

No plano estadual, a coligação que até ontem sustentava Luiz Henrique da Silveira, alquebrada pelos interesses do PMDB, PSDB e DEM em assumir a cabeça de chapa, embaralha a cena governista na intenção de colar ao seu candidato apenas o que houver de resultado positivo.

No plano nacional, os dois maiores partidos catarinenses – PMDB e PP – que lá participam declaradamente do governo Lula, aqui vão deixar para decidir de última hora, se é que decidirão, se oferecem palanque ao tucano José Serra ou à petista Dilma Rousseff. Como é impossível que apostem na incoerência, na falta de lógica e de memória para conquistar votos, é de se imaginar que esta confusão tenha motivos mais profundos.

Talvez justamente aqueles que agora tornam o PT, alinhadíssimo nas candidaturas de Ideli Salvatti a governadora, de Cláudio Vignatti a senador e de Dilma a presidente, uma exceção. O PT, único partido que ainda não governou Santa Catarina, soube aprender com seus erros. Venceu suas disputas internas e deixou de brigar com a lógica do eleitor. Ao colocar um freio nas negociações com o PP, avança sobre a identidade que já pertenceu ao PMDB no Estado. E que justamente não será disputada nem pelo PSDB, nem pelo DEM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s