Respeitar e promover a verdade moral na política, pede o Papa Bento XVI.

(Fonte: ACImprensa)

Nicósia, 05 de junho de 1910 / 07h18

No Palácio Presidencial, em Nicósia, onde chegou para uma visita de cortesia ao Presidente Demetris Christofias, o Papa Bento XVI fez um discurso no qual incentivou o respeito e promoção da verdade moral na política através de três vias: a agir com responsabilidade a partir do conhecimento dos fatos, expor as ideologias políticas que visam suplantar a verdade e lutar constantemente para apoiar o direito positivo nos princípios éticos do direito natural.

Em seu discurso para autoridades civis e o corpo diplomático, o Santo Padre recordou que a Igreja aprecia o serviço público. Desempenhado com fidelidade, “permite crescer em sabedoria, integridade e realização pessoal. Platão, Aristóteles e os estóicos deram grande importância a esta realização–endemonia– o objectivo da vida humana, e viam na dimensão moral o caminho para atingir este objetivo. Para eles, assim como para os grandes filósofos árabes e cristãos que seguiram seus passos, a prática da virtude era agir de acordo com a reta razão, na busca de tudo o que é verdadeiro, bom e belo. ”

Bento XVI , em seguida, destacou a necessidade de trabalhar sempre para o bem comum e repetiu o que foi dito pelo amado João Paulo II, que em sua encíclicaVeritatis Splendor, “a obrigação moral não deve ser encarada como uma lei imposta de fora e que exige obediência, mas como uma expressão da sabedoria de Deus,a  que a liberdade humana se submete expontâneamente. ”

Salientando a importância da verdade nas relações dos indivíduos, povos e nações, o Papa sublinhou que “a retidão moral, o respeito imparcial pelos outros e seu bem-estar são essenciais para o bem da sociedade, pois criam confiança na qual a interação humana, seja ela religiosa, econômica, cultural, civil ou política social ganha força e vigor. ”

Para ler o discurso na íntegra acesse: http://www.aciprensa.com/benedictoxvi/viajes/chipre10/documento.php?doc_id=301

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s