Sobre colunistas.

A crônica política catarinense conta com personagens que, mesmo sem voto, são muito “influentes”. O eleitor médio pouca importância dá para eles, mas nos operadores da política institucional – os políticos – despertam um verdadeiro fetiche. Falo dos colunistas políticos.

Quando tem acesso a um grande jornal, imagino que não seja a coluna política o que mais atrai a maioria da população. Entretanto, os seres da “classe política” são diferentes. Acordam cedo e vão direto para a internet (ou o jornal tradicional mesmo) e, passando rapidamente por cima de outras notícias de menor importância, saciam a sede de boatos lendo “Os Colunistas”!

Curioso é que, na verdade, vão ali para saber o que os outros estão plantando. Sim, porque os principais colunistas catarinenses fazem um mistura de quadro de avisos e “gossips”, aquelas colunas sociais de boatos, fofocas – tipo a célebre que o Beto Stodieck escrevia nos anos 70 e 80. E nisso eles são muito bons, diga-se.

O que não se pode esperar deles é uma análise fundamentada num mínimo de lógica e ciência política. Falta aos nossos periódicos um analista político com essa característica. Ou que se resuma à trazer informações relevantes que ajudem o (e)leitor a formar sua própria análise. (Como fazer isso com informações que hoje são assim, amanhã são assado?)

É até compreensível. Imagino que não seja fácil preencher diariamente um grande espaço no jornal, com informações relevantes e atualizadas. Muito menos com análises científicas sobre o cenário político. Faltaria inclusive leitores para tais análises pois se para a coluna a maioria já não dá importância, imagina para um artigo…

Assim, o jeito é continuar acordando cedo para ver o que andam plantando por aí – e se o que plantamos já saiu.

Um comentário em “Sobre colunistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s