O método de estudo e o rendimento escolar.

 

Resumo de: CASTILHO, G. Os pais e o estudo dos filhos, 1. ed. Lisboa: Rei dos Livros, 1985, p.173-187
Estudar é fácil?

Os filhos estudarão – e estudarão bem – se tiverem motivos suficientes e adequados para isso: se desenvolverem e souberem usar as capacidades típicas do estudo: se conhecerem e aplicarem os processos de estudo mais eficazes. O estudo – como todo o trabalho – necessita de motivos, capacidades e técnicas.
Tendo-nos ocupado já dos primeiros requisitos citados, fá-lo-emos agora do método de estudo, apresentando-o também como um problema real que requer algum tipo de solução.

1. O método de estudo influi no rendimento escolar.
Dizíamos no segundo capítulo que o bom estudante trabalha, não em função das classificações escolares, mas para saber, sendo o primeiro não um fim em si mesmo, mas uma conseqüência do segundo. Também aludíamos a que obter uma boa nota nem sempre era uma manifestação de uma boa aprendizagem.
O bom estudante trabalha para saber, para aprender o que se pode esperar dele, tendo em conta as suas capacidades e recursos (tempo, material, etc.) disponíveis. Quem quer e sabe tirar partido das suas possibilidades rende. Por isso tenho insistido, também, em que os pais e os professores devem valorizar os resultados do estudo não como algo independente, mas sim em relação com o que cada filho é, e pode. Tudo isto significa que o ponto de mira deve pôr-se no rendimento.
A questão complica-se quando notamos que o rendimento é conseqüência de fatores muito diversos e que muitos destes fatores ·nos escapam.,. Não é fácil saber em que medida incide cada um deles em cada filho; tampouco é simples controlar de algum modo a sua influência.
No segundo capítulo aludíamos a que o estudo depende de fatores pessoais. ambientais e familiares, e ocupávamo-nos destes últimos. Neste momento, vamo-nos deter num dos fatores pessoais mais importantes do rendimento escolar: como se estuda.
Se muitos estudantes e pais de estudantes fossem mais conscientes da transcendência que tem o método de estudo, estou convencido de que se preocupariam seriamente com esta questão, deixando de ser, assim, um fator tão esquecido.
O estudante que sabe estudar usa melhor as suas capacidades, tirando mais partido delas: sabe estar atento, observar, escutar. perguntar, analisar, sintetizar, memorizar… O problema de porquê tantos estudantes bem dotados e com interesse obtém aprendizagens deficientes (não quiçá em relação à quantidade do aprendido, mas à sua qualidade) mereceria uma investigação séria que permitisse averiguar as suas causas principais.
Suspeito que um desses fatores é que, com freqüência, certas disciplinas de trabalho ou tarefas escolares não servem para pôr em jogo determinadas capacidades dos estudantes, (por estarem mal escolhidas, mal apresentadas ou mal dirigidas). Penso, igualmente, que outra das causas mais importantes reside em que o estudante desconhece as técnicas de estudo que permitem aplicar e aperfeiçoar cada capacidade.
Vamos ilustrá-lo com um só exemplo de técnica de estudo para cada capacidade que citamos a seguir.

Capacidade Técnica de estudo
Estar atento Estabelecer algum objetivo concreto para cada aula ou sessão de estudo.
Observar Saber examinar os diversos aspectos de um objetivo.
Escutar Saber tomar apontamentos.
Perguntar Saber expressar-se com clareza oralmente e por escrito.
Analisar Saber elaborar um resumo ou um esquema de um tema estudado ou de uma aula.
Memorizar Saber rever o estudado.

Um segundo efeito de saber estudar é o de despertar motivações para aprender. lá nos referimos noutro lugar a que o conhecimento das melhores técnicas converte o estudo numa atividade inteligente e com sentido.

A motivação produzida pelo uso de bons processos de estudo corresponde também ao fato de se alcançarem melhores resultados com menor esforço e tempo, quer dizer, aprende-se mais e melhor. Convém recordar aqui o velho princípio pedagógico de que o êxito gera o êxito.

(Segue no Próximo Post: “Alguns maus hábitos de estudo freqüentes”).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s