Fórmula falida

O recente incidente no congresso estadual da entidade que diz representar os estudantes universitários de Santa Catarina chama a atenção para o esgotamento de uma fórmula. Roubo de urnas, fraude em atas, desvio de dinheiro das entidades, falcatruas e maracutaias em geral… basta um olhar mais aproximado para logo perceber que o acontecimento não foi um fato isolado.

Permita-me um depoimento. Fui secretário-geral da União Catarinense dos Estudantes – UCE, eleito em 2003 no 30º Congresso da entidade, em Rio do Sul. Já naquela época acreditava pouco no sistema e o mandato só fez confirmar a tese. No congresso onde se elegeria a diretoria que iria nos suceder, um dos marginais do PC do B (que no ME atende por UJS) roubou das minhas mãos a lista de presença do evento. Na ocasião o congresso se dividiu e cada “força” em disputa fez uma plenária diferente. O documento era necessário pois a posse poderia garantir a decisão judicial favorável a um dos lados. Sendo o responsável pelos documentos, fui agredido por outro marginal, um pouco mais velho, que ainda é dirigente comunista. Lavrei um B.O mas, como sempre, não deu em nada.

Isso faz oito anos! E a cena se repete.

O problema é que as entidades repetem um fórmula falida. Se as entidades de base são uma incubadora de novos líderes, as entidades gerais são um cemitério de lideranças modernas. O que se aprende nesses congressos são velhos vícios políticos, muitas vezes regados no vício do alcool, da maconha, da sensualidade, entre outros. A má árvore não pode dar bons frutos.

O único local onde Stalin e Trotsky e sua briga histórica ainda estão vivos é no movimento estudantil. Dá para levar a sério?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s