Unidade e democracia.

Considero essencial a pré-candidatura de Aécio Neves. Porém, como defensor das prévias no PSDB, não posso concordar com o clima de “fato consumado” que algumas lideranças nacionais do partido pretenderam criar durante o encontro do ITV, segunda-feira, em Brasília.

Tanto Fernando Henrique quanto o presidente Sérgio Guerra já haviam manifestado posição favorável às prévias. O ex-presidente reafirmou esta posição em entrevista recente. Parecia que o partido estava caminhando de volta às origens e ao cumprimento do seu estatuto, onde se afirma que é diretriz fundamental: “democracia interna e disciplina, de modo a assegurar a necessária unidade de atuação partidária, máxima participação dos filiados na definição da orientação política do Partido e na escolha de seus dirigentes, inclusive mediante eleições periódicas, livres e secretas em todos os níveis de sua estrutura”.

Infelizmente, o que presenciamos é uma espécie de brincar de democracia. Sinalizam com a possibilidade de escolha pelas bases, mas não a levam a sério. Fazem troça com o assunto. Debocham de possíveis pré-candidatos e não dão espaço para que estes se manifestem. Em breve, dado o “fato consumado”, falar em prévias será visto como traição, diversionismo. Não se trata disto.

Minha preocupação, em particular, não é com a escolha do candidato a presidente. Sou um entusiasta da liderança do senador Aécio Neves. O que me preocupa é que, ao dar meia-volta no processo de construção das prévias partidárias nacionais, se inviabilizará algo que talvez seja mais importante: as prévias em todos os níveis. Para quem quer um partido em que a democracia interna aconteça de verdade, isso é uma lástima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s