Florianópolis e Blumenau seguirão a tendência apontada pelo Valor Econômico: “Cidades adotam práticas do setor privado”

“Cada proposta, cada compromisso, será agora transformado em meta, com prazo, indicador e responsável. Este será um governo sem zona de conforto. Sem moleza, que inspirará pelo exemplo, esse sim, mais forte que quaisquer palavras” – Cesar Souza Jr, prefeito de Florianópolis. (trecho do discurso de posse)

O novo prefeito de Florianópolis está em sintonia com os novos tempos. Matéria publicada hoje no Valor Econômico (assinante lê aqui) registra que a aplicação de práticas da iniciativa privada no setor público dará a tônica na administração de prefeitos que tomaram posse ontem. Segundo o jornal, até mesmo Fernando Haddad (São Paulo) colocou em evidência “um estilo pouco associado a administrações petistas, com ênfase em expressões como “gestão eficiente” e “avaliação de resultados”“. Em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati (PDT) indicou que todos os secretários municipais, diretores de departamento e presidentes de empresas públicas deverão assinar contratos de gestão, onde estarão relacionados os objetivos a cumprir.

É gratificante saber que o PSDB foi novamente vanguarda. Os tucanos foram pioneiros nesta prática, especialmente com o modelo adoto em Minas Gerais, referência nacional para os gestores do PSDB. Em Blumenau, por exemplo, nosso companheiro Napoleão Bernardes adiantou-se e fez sua campanha propondo uma gestão profissional e com indicadores. Gerir bem a coisa pública é uma maneira eficaz de redistribuir renda e o bem-estar social para uma parcela cada vez maior da população. Não apenas universalizando os serviços públicos essenciais, mas garantindo a qualidade destes serviços. Fazer bem feito, para não ter que fazer duas vezes – como tantas vezes repetiu Napoleão durante a campanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s