O direito constitucional de manifestação deve ser garatido

Ir para as ruas e manifestar livremente sua insatisfação. Mais do que um direito, este é um dever que a cidadania nos impõe. A indignação que toma conta da população não é somente pelo aumento da tarifa de ônibus, estopim superficial das manifestações das últimas semanas. A volta da inflação (refletida no aumento das passagens), o endividamento (incentivado irresponsavelmente pelo Governo), o PIBinho, o acúmulo dos escândalos de corrupção, mensaleiros condenados exercendo mandatos (deboche!), Renan Calheiros presidente da República, os milhões gastos em estádios para a Copa do Mundo… a lista é interminável. Todas estas pequenas revoltas diárias publicadas no Facebook suplicam pelo momento de tomar as ruas.

A violência, esta sim, é injustificável. Seja da parte do cidadão indignado ou, principalmente, da parte do Estado. Certamente, em grandes manifestações sempre há o risco de alguns exaltados aproveitarem para colocar para fora seus sonhos de violência e quebra-quebra. Muitas vezes, lideranças do movimento incentivam essa atitude e depois se escondem atrás de flores estrategicamente entregues aos policiais na hora da foto para a Folha de São Paulo. Mesmo assim, não se pode admitir o uso desproporcional da força pela polícia.

Todos devem agir dentro da lei. O que esperar se os “agentes da lei” são os primeiros a descumpri-las? Estamos perdidos. Os excessos cometidos são intoleráveis, devem ser investigados e rigorosamente punidos. Que os erros da última semana permitam que as manifestações que ainda virão sejam pacíficas. Que as polícias acompanhem os protestos simplesmente para garantir a livre expressão de todas as indignações acumuladas. Que os próprios manifestantes procurem conter, denunciar e excluir os violentos. Sobretudo: que a população de bem tome as ruas! Já estava na hora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s