Conectividade, inclusão digital e qualidade de sinal.

A matéria abaixo também foi publicada também na versão impressa do Notícias do Dia de ontem (19/11/13). Voltei a colocar em pauta a necessidade de cobrar das operadoras de telefonia a máxima qualidade de sinal tanto de telefonia quanto de dados 3G e 4G.

Segundo pesquisa “Mapa da Inclusão Digital”, da FGV (http://www.cps.fgv.br/cps/bd/mid2012/MID_sumario.pdf), Florianópolis é a terceira cidade mais conectada do país e a primeira no ranking entre as capitais. Isto é, nossa população tem razoável acesso a celular, telefone fixo, computador e internet em casa. Mas não estamos e não podemos ficar satisfeitos com isso. É preciso partir desta constatação e somar políticas públicas com investimentos privados para aumentar não apenas os índices, mas a QUALIDADE da inclusão na cidade.

Um cidade com boa cobertura tem vantagens óbvias em termos de atração de empresas e mesmo de turistas – pelo menos para aqueles que em férias não abrem mão de se comunicar. Mas não é só isso. Hoje, o telefone celular, smartphone, também é uma plataforma para a inclusão digital e oferta de serviços públicos. Ele é a melhor opção para acesso à internet para o usuário de baixa renda e vem crescendo como principal forma de acesso à internet no Brasil e no mundo. 

Portanto, é papel do poder público criar condições para a conectividade com qualidade e depois incluir conteúdos informativos e educacionais nas plataformas de telefonia móvel. Cientes disso, precisamos aprimorar nossa legislação no que diz respeito aos locais para colocação de antenas de telefonia, hoje o principal entrave apontado pelas operadoras para ampliar a rede e melhorar a qualidade do sinal na cidade.

Com planos de até R$0,33 (trinta e três centavos) ao dia para acessar a internet pelo celular, considero que contribuir para uma cidade tenha com boa cobertura de sinal 3G e 4G é tão inclusivo (se não mais) do que políticas de colocação de “internet grátis” em praças, ruas e locais de circulação.

Leia a matéria em: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/120095-uma-cidade-online.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s