Recomendo: “Gerrymandering”, documentário sobre um problema do sistema eleitoral dos EUA.

Recomendo: “Gerrymandering”, documentário sobre um problema do sistema eleitoral dos EUA.

Sou defensor do voto distrital. (https://www.facebook.com/euvotodistrital) Na verdade, do distrital-misto, porém compreendo a dificuldade em explicar o que é isto e como funciona, então melhor ir direto ao distrital. Hoje porém investi um tempo assistindo o documentário abaixo, sobre uma grave falha, por assim dizer, do sistema distrital norte-americano.

Nos Estados Unidos a redefinição periódica dos limites dos distritos eleitorais tem um apelido “carinhoso”: gerrymandering. (para saber a origem do termo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerrymandering). É um termo pejorativo, para indicar as manobras injustas que ocorrem no traçado dos distritos.

O documentário mostra que, atendendo o interesse de alguns, muitos grupos são subrepresentados na democracia norte-americana. Por exemplo, os “asian americans” de Los Angeles. Formando praticamente um terço da população, não conseguem ser representados neste nível simplesmente porque a região onde se concentram foi dividida entre três distritos. Desta maneira, ao invés de serem maioria em pelo menos um, viram minoria em três.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s