Nós do PSDB repudiamos a atitude de grupos minoritários que aproveitam o momento para pregar o retrocesso, a ditadura ou a intervenção militar. Repudiamos porque também repudiamos o retrocesso socialista, a ditadura do proletariado e ditaduras como a cubana e a norte-coreana – ambas idolatradas pelos áulicos do petismo.
Eles não repudiam. Ao contrário, sustentam ditaduras.
Nós do PSDB fazemos oposição ao Partido dos Trabalhadores porque acreditamos na Democracia como valor fundamental, inegociável, e não na instrumentalização do regime democrático para a subversão do regime, como é a prática deles. Por isso, neste momento, é importante dizer: temos que respeitar o resultado das urnas e assumir o papel de liderança da oposição. Respeitar significa questionar, sim. Significa buscar esclarecer da maneira mais transparente todos os casos de corrupção em que a Presidente e seu partido estão envolvidos. Oposição sem trégua, dentro dos limites legais, institucionais e democráticos.
Fazer oposição no Brasil é um ato de cidadania e defesa da Democracia contra o avanço autoritário do Partido dos Trabalhadores. Fazer oposição ao PT é evitar que no Brasil se instale um regime similar ao da Venezuela; é combater a censura e o controle da mídia, como acontece na Argentina; é evitar que o Congresso Nacional seja substituído por conselhos aparelhados e não representativos.
Para você, tucano ou simpatizante, que por impulso acabe caindo neste discurso deturpado de intervenção e ditadura, compartilho um trecho do Manifesto do PSDB, de 1988.
Forte Abraço e Saudações Tucanas.
________
“Democracia: valor fundamental
A democracia para o PSDB é muito mais que uma palavra vaga ou uma formalidade.
Ela é um valor fundamental – o estuário para onde correm as energias progressivas no mundo contemporâneo; o padrão de convivência civilizado para o qual se voltam as esperanças de homens e mulheres de diferentes países, de diferentes sistemas econômicos, de diferentes concepções políticas, filosóficas, religiosas.
O primeiro objetivo do PSDB é a efetiva realização da democracia como único regime que garante a dignidade da pessoa humana. Em defesa desse objetivo, o PSDB envidará todos os esforços, buscará aliança com outros partidos e forças organizadas da sociedade e se oporá a qualquer tentativa de retrocesso a situações autoritárias, sejam elas dominadas por um partido, por corporações estatais ou por qualquer espécie de autocrata.” (Manifesto do PSDB, 25 de junho de 1988)