Sobre as manifestações pró-governo. 26/05/19

Não se deve subestimar a mobilização de hoje. Obviamente as ruas não ficaram tão cheias quanto nas manifestações estudantis do dia 15 de maio. Atos à favor do governo (qualquer governo) têm naturalmente menor capacidade de mobilização do que manifestações contrárias. Governar é antipático. O correto é comparar o movimento de hoje com os movimentos em defesa da Dilma, por exemplo.

Neste caso, é preciso levar em conta que os grupos que compõem o atual bloco de “situação” estavam divididos quanto à convocação do movimento de hoje. As manifestações pró-Dilma, ao contrário, uniram as linhas auxiliares do PT e as diferentes correntes da esquerda. O que lhes dava a vantagem das estruturas sindicais e partidárias convocando os protestos, pagando ônibus, carro de som, e outras coisitas mais.

Além dessa desvantagem, hoje os manifestantes carregavam uma pauta muito antipática, a nova Previdência. Há dois anos quem imaginaria manifestação em defesa da Reforma da Previdência, um dos temas mais espinhosos do debate político brasileiro? São anos e anos de prevalência do discurso enviesado da esquerda.

Como “ato pró” não gera o calor necessário para mobilizar, noutra frente, o antagonista hoje era o Congresso, personificado no “Centrão” e representado pelo deputado Rodrigo Maia. É aparentemente contraditório defender a Reforma e atacar um dos seus principais articuladores. Tudo bem que o alvo correto seriam os partidos da esquerda e os grupos corporativistas, principalmente os ligados ao serviço público. Ainda assim, colocar gente na rua em defesa de pautas contraditórias também pode ser visto como uma demonstração de força do bolsonarismo.

Portanto, dentro dos limites possíveis, as manifestações de hoje foram bem representativas, confirmaram a capacidade de mobilização de uma parcela da direita e não prejudicaram o Governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s