Sobre “Dois Papas”, da NetFlix.

Contra a intenção do diretor, nem a caricatura de Bento XVI levada à tela conseguiu apagar as virtudes desse grande teólogo, filósofo e Papa.

Por trás do esforço de reafirmar o estereótipo negativo, aparece aquilo que o santifica: a firmeza e a certeza das verdades da fé; a erudição e a intelectualidade; o cuidado a liturgia do cargo; o senso de responsabilidade histórica e a racionalidade.

Para o verdadeiro católico, que conhece o legado de Ratzinger desde os tempos de Cardeal, o filme desperta três sentimentos. Primeiramente, saudade. Em segundo lugar, uma sensação de injustiça com a biografia de Bento XVI, um dos maiores teólogos do século XX. Por último, fica a impressão positiva, pois o filme retrata a beleza da liturgia, da ritualística e da tradição sedimentadas em 2000 anos de história da Igreja Católica.

É um filme anticatólico, com grandes atuações e uma bela fotografia. Pelos católicos pode e deve ser assistido com o olhar crítico, ciente de que trata-se de uma ficção “baseada em fatos reais”. Por um lado diminuíram Bento XVI, por outro transformam Francisco num simpático herege – o que também é uma injustiça. A sensação é de que a intenção era a de usar a figura de um (Bento) como fundo escuro para o retrato radiante do outro (Francisco).

Seria justo com o título do filme que a trajetória do cardeal Ratzinger tivesse espaço e destaque na película, tanto quanto a do cardeal Bergoglio. Já que o filme traz um Francisco “antes da fama”, poderia mostrar um Bento “durante a fama”. Aliás, é importante dizer que Bento XVI talvez fosse impopular entre os acatólicos, os anticatólicos e os católicos jujuba. No mais, ele foi e é amado e popular entre os católicos.

Aqui em casa, particularmente, ele sempre foi popular, como demonstra esse cantinho de biblioteca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s