Sobre o retorno das aulas presenciais.

Não faz sentido a retomada das aulas presenciais nesse momento. Com todo respeito a quem diverge, penso que a midiática mobilização nesse sentido tem mais a ver com o período de rematrícula das escolas privadas – além da constante necessidade de cliques – do que com uma verdadeira preocupação com o ensino.

Faltam menos de 20 dias para terminar o ano letivo. Não haverá reposição de aulas, porque o ano continuou com as aulas e atividades remotas. Por isso, faz pouco sentido mobilizar o retorno por tão pouco tempo.

Mais correto seria trabalhar para o retorno em fevereiro, independente da situação do Corona. Até lá as escolas, públicas e privadas, se adaptam para cumprir protocolos, e teremos um ano letivo todo pela frente.

“Ah, mas e os pais que precisam trabalhar?”. O Ensino Infantil é diferente, tem um foco no cuidar, além da aprendizagem. Se as prefeituras mativerem as creches abertas em janeiro e fevereiro, até faz sentido. Se as creches privadas abrirem, ok.

O mesmo não vale para o Fundamental e o Médio. Repito: a contagem do ano letivo continuou, então não tem como repor e não haverá “salvação o ano letivo”, como alguns tentam vender a ideia do retorno nesses últimos dias de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s